Revisitando a História da Ditadura Civil Militar de 1964 a 1985 e os Desafios Pós Comissão Nacional da Verdade

Apresentação 

A reconstituição factual e a elaboração da memória relativa à ditadura civil-militar (1964-1985) permanecem notoriamente inconclusas no Brasil. Decorridos pouco mais trinta e seis anos da Lei de Anistia (1979), muitos eventos e crimes desse período continuam desconhecidos ou não esclarecidos, numa inequívoca violação dos direitos humanos.

A despeito dos avanços nas políticas de reparação às vítimas da ditadura e seus familiares e dos esforços empenhados pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), é de se considerar a fragilidade das conquistas voltadas à recuperação factual dos crimes e à punição dos responsáveis pelas torturas, assassinatos ou desaparecimentos forçados daquele período. Esse quadro contrasta com o que se configurou em outros países da América Latina, onde diversos processos e instrumentos de apuração dos fatos e responsabilidade estão em curso.

Por meio da conjunção de diferentes campos e abordagens, o curso apresentará um panorama reflexivo sobre a repressão política durante a década de 1970, reconstruindo a trajetória dos grupos que protagonizaram as lutas de resistência à ditadura e promoveram as mobilizações em defesa da memória, verdade e justiça. As escolhas que orientam a estrutura e a bibliografia do curso procuram romper com as visões mais tradicionais, as quais privilegiam lugares e ações institucionais do Estado.


Objetivos:

Aprofundar o entendimento a respeito das complexas relações existentes entre Estado e Sociedade e entre a memória e registro histórico, que a conjunção de diferentes campos e abordagens propicia.

Público Alvo:

Estudantes, ativistas, e público interessado com segundo grau completo; estudantes universitários e profissionais das diferentes áreas do conhecimento.

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Campus Perdizes

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TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática 

A transição democrática (1979-1989):
- As demandas por verdade e justiça e os abalos iniciais da ditadura
- Reconstrução histórica da Justiça de Transição Política no Brasil
- As famílias de desaparecidos políticos vão a Corte Interamericana

A reorganização do aparato repressivo:
- Dos assassinatos aos desaparecimentos forçados: a dor, a luta dos familiares de ontem e hoje
- Das falsas versões de morte aos desaparecimentos forçados e suas repercussões.
- Dos assassinatos aos desaparecimentos forçados: a reorganização do aparato repressivo.

A Igreja e a Ditadura:
- A igreja nos anos de chumbo: os bispos católicos e a ditadura militar brasileira: a visão da CNBB.
- As denúncias de torturas e torturadores a partir dos cárceres políticos brasileiros
- A constituição das memórias sobre a repressão da ditadura: o projeto Brasil: Nunca mais e a abertura da Vala de Perus

Uma transição à brasileira: pacto e conciliação:
- As comissões da verdade
- As vinte e nove recomendações da CNV ontem e hoje
- Os lugares da memória: locais de recordação e memória social

Duração 
45 horas
Turmas e Horários 

Início: 10 de março de 2018
Término: 09 de junho de 2018
Dia da semana: sábado
Horário: 09h00 às 13h00

Local 

Campus Perdizes

Rua Monte Alegre, 984

Perdizes - São Paulo/SP
CEP: 05014-901
Telefone: (11) 3670-8000.

Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total no curso

Matriculas de 23/01/18 até 22/02/18
Matrícula de R$ 268,60 + 4 mensalidades de R$ 268,60 (Março a Junho)

Matriculas de 23/02/18 até 22/03/18
Matrícula de R$ 335,75 + 3 mensalidades de R$ 335,75 (Abril a Junho)

Matriculas de 23/03/18 até 22/04/18
Matrícula de R$ 447,67 + 2 mensalidades de R$ 447,67 (Maio a Junho)

Matriculas de 23/04/18 até 22/05/18
Matrícula de R$ 671,50 + 1 mensalidade de R$ 671,50 (Junho)

Matriculas de 23/05/18 até 22/06/18
Matrícula de R$ 1.343,00

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

IMPORTANTE: 
A renovação do desconto é semestral. Por isso o aluno deverá comprovar o vínculo da parceria entregando a carta Colaboradores e declaração de vínculo de sua empresa a cada semestre para obter a renovação do descont

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