O Exame Clínico de Enfermagem e seu Registro

Apresentação 

Os registros de enfermagem são essenciais para oferecer informações sobre o usuário dos serviços de saúde aos demais membros da equipe multiprofissional. É também ferramenta essencial para avaliação da qualidade dessa assistência e destes serviços. Cerca de 50% das informações inerentes aos cuidados são obtidas por meio dos registros da equipe de enfermagem.

O exame clínico de enfermagem prescinde de atenção especial do profissional a fim de que esta avaliação por escrito, sob a forma de anotações no prontuário do paciente, responda as exigências atuais não devendo ser alvo de equívocos frequentes entre as funções do enfermeiro e dos profissionais médicos. Podem certamente facilitar a visão integral da pessoa com necessidades de atendimento em saúde, bem como ampliar as informações para os demais profissionais que irão atendê-las.

 

Objetivos

Aplicar os conhecimentos da anatomia e fisiologia para realizar entrevista e exame físico em enfermagem; descrever os aspectos de normalidade e/anormalidades encontradas utilizando-se de terminologia específica; discutir a importância do levantamento de dados para a implementação da sistematização da assistência de enfermagem; realizar registros de enfermagem a partir do exame clinico especifico de forma consistente, cientifica, ética e legal.

 

Público-alvo

Enfermeiros e acadêmicos do curso de graduação de enfermagem

Professores em Destaque

Profa. Dra. Leni Boghossiam Lanza

Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba, graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Educação (Currículo) e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Fundamentos e História da Enfermagem. Participou da elaboração de projeto e foi tutora do PET-SAÚDE. Atualmente é tutora no curso de graduação de Enfermagem, na área de Atenção Básica em Saúde e, docente no Mestrado Profissional em Educação nas Profissões da Saúde da mesma instituição.

 

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP - Campus Sorocaba

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE   Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática 

Por meio de Simulações, sala de aula invertida, roda de conversa e situações–problema serão desenvolvidos os seguintes tópicos:

  • Por que e para que Registrar? Fundamentos legais para se registrar em Enfermagem
  • O exame clínico de enfermagem e suas implicações como atividade privativa do enfermeiro. Condições técnicas, ambientais e materiais para sua realização.
  • A entrevista de enfermagem e seu registro sob a ótica da cientificidade, legalidade e da ética.
  • A realização do exame físico de enfermagem, como registrar os achados e evitando o risco do diagnóstico médico.
  • Anotação de enfermagem versus evolução de enfermagem e suas implicações
Duração 
12 horas
Turmas e Horários 

Início: 07 de abril de 2018
Término: 12 de maio de 2018
Dia da semana: sábados
Horário: das 08h às 11h

Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total do curso:

Matriculas de 23/01/18 até 22/02/18
Matrícula de R$ 112,50 + 3 mensalidades de R$ 112,50 (Março a Maio)

Matriculas de 23/02/18 até 22/03/18
Matrícula de R$ 150,00 + 2 mensalidades de R$ 150,00 (Abril a Maio)

Matriculas de 23/03/18 até 22/04/18
Matrícula de R$ 225,00 + 1 mensalidades de R$ 225,00 (Maio)

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

IMPORTANTE: 
A renovação do desconto é semestral. Por isso o aluno deverá comprovar o vínculo da parceria entregando a carta Colaboradores e declaração de vínculo de sua empresa a cada semestre para obter a renovação do desconto. 

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