Mediação, Negociação Empresarial e meios extrajudiciais de solução de conflitos

Apresentação 

É uníssona a percepção que os meios extrajudiciais de resolução de conflitos integram os mecanismos de acesso à Justiça, não mais limitado à solução adjudicada oferecida pelo Poder Judiciário. O  CPC/2015 previu em inúmeros dispositivos legais normas que estimulam  e valorizam a utilização da arbitragem e do meios autocompositivos para resolução de conflitos. Outrossim, a promulgação da Lei 13.140/2015 (marco legal da mediação) a medicação recebeu novo impulso. Dessarte, as novidades legislativas geraram interesse e a procura por capacitação nos temas em foco, revelando a pertinência da oferta do curso.

Destaca-se, por fim, com a Especialização “Mediação e negociação empresarial e meios extrajudiciais de solução de conflitos” a tonificação da universidade em contribuir para estudo e pesquisa dos mecanismos extrajudiciais de solução de conflitos em especial os consensuais que colaboram para o exercício da cidadania e concretização da democracia como política de participação do cidadão que potencializa o acesso à justiça.

O curso foi concebido para atender à demanda e às expectativas dos profissionais das mais diversas áreas, que desejam capacitar-se ou aprofundar seus conhecimentos, priorizando a junção entre teoria e prática, ciência e experiência.

Objetivos

Capacitar os profissionais para atuarem com excelência com os mecanismos autocompositivos (mediação, conciliação e negociação) e demais meios extrajudiciais de solução de conflitos tais como arbitragem. Capacitar o aluno a gerir a solução de conflito, considerando possiblidades amplas de resolução, auxiliando-o a reconhecer a melhor solução para o caso.

Público-Alvo

O Curso se destina aos profissionais que possuam diploma de CURSO SUPERIOR (não há restrição de área). Sendo assim, apresenta-se como requisito para acesso ao curso, diploma de curso superior, fornecido por instituição nacional ou estrangeira, se devidamente reconhecidos, em conformidade com a legislação correspondente.

Graduada, Mestre e Doutora em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Formada em Mediação na ?Maestría Latinoamericana em Mediación? del Institut Universitaire Kurt Bösch. Professora convidada do curso de pós-graduação "lato sensu" em Mediação- intervenções sistêmicas para resolução de conflitos e disputas em diferentes contextos do Cogeae- PUC/SP. Advogada colaborativa sócia de Bayer, Grosman e Levy- Advogados Associados. Sócia do D´accord- Instituto de Mediação e Consultoria em Gestão de Conflitos. Mediadora privada certificada pelo IMI- International Mediation Institute e ADR Group (Londres). Certificada para atuação em Dispute Board/SCDR envolvendo os contratos de prestação de serviços para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 pela Dispute Resolution Board Foundation. Integrante do corpo de mediadores do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), da Câmara de Mediação Arbitragem do Instituto de Engenharia, do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CEBRAMAR) e da Câmara de Mediação e Arbitragem das Eurocâmaras. Integrante do Conselho Consultivo da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia. Secretária Geral do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA).

Professor em destaque

Profa. Dra. Maria Cristina Zucchi

 

É desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (desde 2001). Possui Mestrado em Direito Constitucional Comparado pela Universidade Samford, Cumberland School of Law (2000) e Doutorado em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta da Cumberland School of Law, Samford University. professora do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), professora do Centro Universitário Padre Anchieta e professora convidada nos cursos da PUC COGEAE. Atua, ainda, como coordenadora e professora nos Cursos de Capacitação nos Meios Alternativos de Solução de Conflitos na Escola Superior da Advocacia OAB /SP , e no Instituto dos Advogados de São Paulo ? IASP. Sua formação jurídica acadêmica tem ênfase na área jurídica, principalmente em DIREITO CONSTITUCIONAL COMPARADO e em DIREITO FALIMENTAR E RECUPERACIONAL e nos MEIOS ALTERNATIVOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS.

Professor em destaque

Prof. Dr. Francisco José Cahali

Professor, Advogado e Consultor Jurídico em São Paulo e Brasília, atuante especialmente em questões envolvendo Arbitragem, Direito de Família e Sucessões e Direito Civil em geral para solução ou gestão estratégica de disputas. Mestre (1995) e Doutor (2001) em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, onde se graduou (1985) e atualmente leciona na Graduação e no Programa de Pós-Graduação, nas disciplinas: Arbitragem; Direito de Família e Sucessões; e Princípios Gerais do Direito Civil. Professor convidado da Universidade de Salamanca - USAL, para período de investigação como pós-doutorado em Arbitragem. Professor e palestrante convidado em diversas Universidades brasileiras e institutos nacionais, como Associação dos Advogados de São Paulo, Escola Paulista da Magistratura, Escola Superior da Advocacia-ESA e Escola do Ministério Público. Membro fundador do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM, e coordenador do Conselho Consultivo da Diretoria Nacional desta Entidade. Membro da Comissão de Direito Civil da OAB-SP; do Conselho de Ética do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem - CONIMA, do Conselho Editorial Nacional da Revista de Arbitragem e Mediação publicada pela Editora RT, coordenada pelo Prof. Arnoldo Wald, e do Conselho Editorial da Revista do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP. Líder do Grupo de Pesquisa em Arbitragem junto ao Programa de Pós-Graduação da PUC-SP. Membro do Conselho Consultivo do Departamento de Pesquisas Judiciárias; DPJ, junto ao Conselho Nacional de Justiça; CNJ nos biênio 2009-2011. Integrante do Corpo de Árbitros de diversas Câmaras de Mediação e Arbitragem Brasileiras. Autor de vários artigos e livros

Doutora e mestre em Direito pela PUC/SP. Pró-reitora de educação continuada. Palestrante e autora de livros e artigos na área jurídica. Conquistou o título de mestre pela PUC/SP com a dissertação “Aspectos Processuais do Mandado de Segurança Coletivo”, e de doutora pela PUC/SP com a tese “Gerenciamento do Processo”, professora no Curso de Especialização em Processo Civil na COGEAE - PUC/SP, professora da Graduação em Direito Processual Civil e Mediação da PUC/SP.  Professora licenciada da FADI-Sorocaba na disciplina de “Prevenção e Resolução de Conflitos.  Advogada atuante no contencioso e no consultivo das áreas de Direito Civil, Contratual e Mediadora. Autora de livros e artigos sobre Direito Processual Civil e Mediação.

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP – Campus Vila Mariana

Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • 160,00 - Não há devolução da taxa de inscrição

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)

A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática 

FUNDAMENTOS DOS MEIOS EXTRAJUDICIAIS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS

  • Meios adequados de solução de conflitos: aspectos gerais, relevância, histórico e espécies.
  • Meios autocompositivos e heterecompositivos de gestão de conflitos
  • Meios extrajudiciais de solução de conflitos: Dispute Board. Adjudicação. Mini Trial. Avalição de Terceiro Neutro.
  • A experiência brasileira.
  • A experiência internacional.
  • Teoria do conflito.
  • Conflito: dinâmicas, seminário e estudos de casos
  • Conflito: dinâmicas, seminário e estudos de casos
  • Teoria da comunicação.
  • Comunicação: exercício e dinâmicas
  • A Mediação no contexto da gestão de conflitos: evolução histórica, princípios, filosofia da cultura da paz.
  • Mediação e neurociência.
  • Visita monitorada a órgão jurisdicional/ Câmaras
  • Mediação Judicial.
  • Tribunal Multiportas: a experiência em outros países.
  • O Papel do CNJ e do Poder Judiciário diante dos MASCs.A Res. 125/2010 e outras diretrizes sobre as Políticas Públicas.
  • A Conciliação e Mediação na LM e no CPC e nos CEJUSCs.
  • Interface entre os procedimentos nos MASCs e processos judiciais.
  • A jurisprudência dos Tribunais acerca dos MASCs
  • Mediação privada, campos de aplicação, aplicação da Mediação em diferentes contextos: civil, condominial, consumeirista, penal, social, escolar, ambiental, trabalhista urbanístico, etc.
  • A experiência brasileira.
  • A interface entre o processo civil e penal e a Mediação
  • Mediação e Conciliação: visão geral. Escolas de mediação.
  • Negociação: visão geral.
  • Diversas formas de negociar.
  • Arbitragem: visão geral.
  • Processos híbridos.
  • Cláusulas escalonadas.
  • Debate sobre regulamentos de Câmaras de Mediação.
  • Debate sobre Código de Ética de Câmaras de Mediação e Arbitragem.
  • Câmaras Privadas.
  • Casos sobre mediação envolvendo a administração pública
  • Especificidades da Mediação Empresarial.
  • Mediação organizacional.
  • Casos: Mediação empresarial. Dinâmicas. Cláusulas. Empresas familiares
  • Advocacia na Mediação. Planejamento. Estratégias. Escolha do mediador. Mediação ad hoc ou mediação em Câmaras.
  • Preparando a mediação. Pré-mediação. Termo inicial.
  • Compromisso de Confidencialidade.
  • Dever de Revelação.
  • Honorários.
  • Políticas Públicas
  • MASCS: Aplicação no âmbito público e privado: desafios.
  • Debate e experiência brasileira.

MEDIAÇÃO: PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS

 

  • Caixa de ferramentas
  • Técnicas de mediação: dinâmicas. Simulações
  • Técnicas de mediação: dinâmicas. Simulações
  • Etapas da mediação. Panorama geral.
  • Simulação. Estudo de casos
  • Etapas da mediação. Pré-mediação, abertura, construção de agenda, geração de opções, negociação e construção do consenso. BATNA e WATNAA.
  • Técnicas da mediação: caixa de ferramentas.
  • O espaço. Discurso inicial.
  • O Rapport. Mapeamento do conflito. Escuta ativa. Caucus. Legitimação. Conotação positiva. Reenquadramento. Resumo. Perguntas fechadas e perguntas abertas
  • Técnicas de Mediação.
  • Lidando com as barreiras comunicacionais e emocionais
  • Lidando com a escalada do conflito
  • Caso prático. Dinâmicas
  • A Negociação. Peculiaridades da negociação
  • Estudo de casos. Simulação. Debates.
  • Negociação: O método de Harvard.
  • Simulação. Estudo de casos.
  • O impacto das emoções nas Negociações. Percepções. Ação e reação.
  • Negociações integrativas
  • Etapas do processo de Negociação
  • Simulação. Estudo de casos
  • Técnicas intermediárias de negociação (rapport; transformação dos adversários em parceiros; comunicação adequada)
  • Teoria das Jogos.
  • Estratégias para tomada de decisão.
  • BATNA e WATNA. ZOPA.
  • Como superar barreiras e conversas difíceis
  • Mediação e Conciliação.
  • Âmbito de aplicação.
  • As relações humanas conflituosas o os meios autocompositivos.
  • A Mediação na Educação. Experiências. Visão multidisciplinar.
  • A Mediação Oficina de cláusulas dos meios autocompositivos. Casos de sucesso.
  • A mediação e a administração pública.
  • Experiências: perspectivas com a administração pública. Órgãos de controle.

 

MEDIAÇÃO: PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS

  • O ambiente empresarial: cultura e direito.
  • Mediação empresarial
  • Avanços e desafios
  • O ambiente empresarial: cultura e direito.
  • Mediação empresarial. Avanços e desafios
  • Estatuto e Contrato Social. Acordo de Acionistas. Estudo de casos. Dinâmicas. Simulações.
  • Mediação e negociação empresarial: âmbito de aplicação dos meios autocompositivos no meio empresarial.
  • A mediação empresarial, experiência brasileira e internacional
  • A mediação empresarial “interna corporis”.
  • O gestor como mediador.
  • Oficina de cláusulas dos meios autocompositivos.
  • Casos de sucesso.
  • Mediação no setor da engenharia. Casos. Clausulas
  • Mediação temática: mediação na administração pública e sua interconexão com o setor privado –Perspectivas
  • Debate entre órgãos públicos e privados.
  • Mediação temática: mediação trabalhista. Condominial e Escolar
  • Interface com o Poder Judiciário
  • Mediação em empresas familiares.
  • Lidando com o contexto familiar e empresarial.
  • Mediação em contexto empresarial internacional. Lidando com as questões culturais
  • Os meios extrajudiciais de gestão de controvérsias: Dispute board, adjudicação, minitrial
  • Avaliação Neutra de Terceiro, TACs, etc
  • Arbitragem – noções gerais e vantagens do instituto.
  • Arbitrabilidade e princípios gerais da arbitragem.
  • O árbitro.
  • Convenção arbitral. Procedimento arbitral Aprovas na arbitragem (as provas e o “expert witness”)
  • Prescrição e decadência. Financiamento por terceiros da arbitragem
  • A cooperação entre o Poder Judiciário e o Juízo Arbitral: antes, durante e depois de finalizado o procedimento arbitral.
  • A intervenção judicial na arbitragem. As tutelas cautelares e antecipadas na arbitragem.
  • Decisões judiciais
  • Sentença arbitral. Requisitos, cumprimento e invalidação
  • Embargos de devedor
  • Oficina de decisões.
  • Cláusulas
  • Arbitragem temática I: Trabalhista, Consumidor, Familiar e Sucessões
  • Arbitragem temática II: Administração Pública e Direito Falimentar
  • Arbitragem temática III: Direito Societário e Mercado de Capital
  • Invalidação da sentença
  • Debate entre profissionais das diversas áreas (Juiz, Áribitro e Integrantes das Câmaras Privadas)

MONOGRAFIA

 

  • Aula teórica e orientação

 

Duração 
390 h – 2 anos incluindo monografia
Turmas e Horários 

FUNDAMENTOS DOS MEIOS EXTRAJUDICIAIS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS

Início: 16 de março de 2018

Término: 23 de junho de 2018

Dia da semana: Sexta-feira e Sábado

Horário: Sexta-feira, das 18h00 às 21h00 e Sábado, das 09h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h30

Local 

Vila Mariana - Cogeae

Rua Afonso Celso, 671/711
Vila Mariana - São Paulo/SP
CEP: 01303-050

Atendimento ao aluno no Campus Consolação

Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e   aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h


 

Categoria 
Especialização
Situação 
Matrículas abertas
Investimento 

Investimento total do semestre

Matriculas de 23/01/18 até 22/02/18
Matrícula de R$ 1.536,00 + 4 mensalidades de R$ 1.536,00 (Março a Junho)

Matriculas de 23/02/18 até 22/03/18
Matrícula de R$ 1.920,00 + 3 mensalidades de R$ 1.920,00 (Abril a Junho)

Matriculas de 23/03/18 até 22/04/18
Matrícula de R$ 2.560,00 + 2 mensalidades de R$ 2.560,00 (Maio a Junho)

Matriculas de 23/04/18 até 22/05/18
Matrícula de R$ 3.840,00 + 1 mensalidade de R$ 3.840,00 (Junho)

Matriculas de 23/05/18 até 22/06/18
Matrícula de R$ 7.680,00

Valores referentes ao semestre de ingresso no curso. Nos demais semestres, o parcelamento será em 6 vezes, com possibilidade de reajuste, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

IMPORTANTE: 
A renovação do desconto é semestral. Por isso o aluno deverá comprovar o vínculo da parceria entregando a carta Colaboradores e declaração de vínculo de sua empresa a cada semestre para obter a renovação do desconto.

Conecte-se à PUC-SP