Mediação e Intervenções Sistêmicas - resolução pacifica de disputas em diferentes contextos

Apresentação 

O curso vem funcionando desde 2005, formando mediadores com uma carga horária condizente com a disposição do FONAME (fórum nacional de mediação) que exige 80hs de formação como mínimo. A partir da resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça datada de 29/11/2010, cria-se dentro dos órgãos ligados á justiça a necessidade de oferecer formação especifica de operadores que atuem dentro e fora dos espaços Jurídicos como facilitadores de resoluções de conflitos entre cidadãos.

A partir da LEI 13140 de 26/06/2015 torna-se obrigatório criar as centrais de mediação em todas as comarcas, formar mediadores, ter escolas de mediação, cadastrar todo mundo e ter estrutura para fazer mediação. Tudo isso no prazo de seis meses. Isso é obrigação do CPC (Código do processo civil) e da lei de mediação. Com o Marco Legal da Mediação, publicado em 29/06/2015, o poder público fica obrigado a disponibilizar a forma de resolução de conflito em que um mediador auxilia as partes a atingir o acordo disse Flávio Caetano, secretário da Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça.

Em 2014 a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) e a Confederação Nacional do Sistema Financeiro, assinam um acordo para criação de Centrais Internas de Mediação, cujo objetivo é evitar a ida dos clientes a Justiça. Atualmente dos 95 milhões de processos tramitados, 38% respondem a ações envolvendo Bancos. Em 2015 as principais empresas bancarias se comprometeram a reduzir em 3% as ações apresentadas ao Judiciário Paulista.

O curso pretende formar mediadores que atuem em diversas áreas, capacitando-os para auxiliar na pacificação das relações nos diferentes espaços da comunidade, tais como escolas, família, empresas, vizinhos etc..

Público-Alvo

Portadores de diploma de curso superior  em diversas áreas.
 

Professor em Destaque

Profa. Dra. Monica Haydee Galano

Graduada em Psicologia - Universidade Nacional de Buenos Aires (1977), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) Especialista em Terapia Familiar, pelo MRI. Palo Alto - Califórnia, 1979. Extensão em Mediação pelo Ins. De la Familia. Lyon. 1996. Professora e assistente de coordenação do curso Terapia familiar e de Casal, no COGEAE/PUC -SP desde 1992 até 2017. Atualmente é professor convidado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenadora do curso - Mediação na Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão e professor convidado.  Professora em diversos cursos das Faculdades e instituições como   UNIFESP. FAMERP, UNIP, FADITU, IASP, ESA, entre outras Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação, abordagem sistêmica, terapia familiar, família e abordagem narrativa. É pioneira na área de Mediação no Brasil a partir do curso realizado na França. E vem atuando e desenvolvendo a área desde 1996. Pertence ao Fórum Nacional de Mediação – FONAME, como participante ativa para o desenvolvimento das bases da Lei de Mediação que foi aprovada em 2010.

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Campus Consolação

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE  

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 160,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Carta Justificativa de interesse pelo curso
  • Cópia autenticada do diploma de graduação
  • Cópia simples do comprovante de endereço (com CEP)
  • Cópia simples do CPF
  • Cópia simples do RG
  • Curriculum Vitae atualizado
  • Foto 3x4

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática 

Módulos

Introdução aos Meios Alternativos de Solução de Conflitos: uma visão sistêmica

- A teoria da comunicação e sua relação com o conflito humano

- A visão sistêmica das relações

- A Epistemologia Sistêmica e a visão complexa da realidade social

- Os diferentes modelos de Mediação

- Modelo e ferramentas do Modelo Narrativo-Cibernético

Os Modelos Sistêmicos em Mediação

- Modelos Sistêmicos e suas ferramentas

- As diferentes técnicas narrativas

- A Mediação no judiciário

- A Mediação Familiar

- Mediação Escolar e Comunitária

- Mediação Empresarial

A Mediação como reflexão e como Prática

- Estudo de casos

- Dramatizações e experiências de casos relatados

Monografia

- Orientação de monografia

Duração 
390h - 2 anos
Turmas e Horários 

Módulo: Introdução aos Meios Alternativos de Solução de Conflitos: uma visão sistêmica


Início: 21 de março de 2018

Término: 27 de junho de 2018

Dia da semana: quarta-feira

Horário: das 18h às 22h

Local 

Campus Consolação - Unidade COGEAE


Rua da Consolação, 881
Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE 

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e  aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h


 

Categoria 
Especialização
Situação 
Aguarde informações
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total no curso:

Aguarde Informações

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

IMPORTANTE: 
A renovação do desconto é semestral. Por isso o aluno deverá comprovar o vínculo da parceria entregando a carta Colaboradores e declaração de vínculo de sua empresa a cada semestre para obter a renovação do desconto.

Conecte-se à PUC-SP